domingo, 17 de abril de 2016

Published 10:28 by hyper with 0 comment

Óleo de milho: saiba mais aqui

O Óleo de milho é um vegetal refinado extraído da semente de milho muito utilizado na cozinha para fritar alimentos de vários tipos, com o diferencial em deixar os pratos mais saborosos e nutritivos apesar de serem frituras, pois é rico em ácidos graxos ômega-6, fito esteróis e tocoferóis.

Entenda a importância de cada componente encontrado no óleo de milho


Ácidos Graxos Ômega-6
Os ácidos gordos essenciais chamados de EFAs, não são fabricados pelo organismo, e junto com ômega-3 interagem em várias funções no organismo, assim, como o Ômega-6 encontrado nos ácidos linoleicos que atuam no crescimento e desenvolvimento normal do corpo.

Melhoram o desempenho do cérebro, regulam funções reprodutivas e a saúde dos ossos, aliviam dores reumáticas, e ainda, beneficiam a pele deixando mais bonita, agindo sobre o eczema e a acne.

O LDL, colesterol ruim, pode ser combatido também com o óleo de milho, melhorando os níveis do  colesterol bom, além de regular a pressão arterial, fortalecendo o coração, visto que os EFAs reduzem o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

Fito esteróis
Fito esteróis presentes no óleo de milho, são compostos químicos encontrados em plantas e conhecidos também como esteróis vegetais que ajudam na redução do colesterol, visto que sua absorção é feita pelo intestino.

Além disso, os esteróis também inibem a produção de colesterol no fígado podendo reduzir em até 15%, melhorando inclusive a saúde cardiovascular, e ainda, diminuindo ainda, o risco de acidente vascular cerebral.

Todo alimento que contém esteróis pode ajudar a combater doenças cardíacas, e ainda pode ser utilizado para prevenir vários tipos de câncer, como na mama, cólon e próstata, e a boa notícia é que podem beneficiar pacientes que já estejam com essas doenças.

Tocoferóis
Tocoferóis são nutrientes que pertencem a vitamina E, e estão presentes no óleo de milho que agem como antioxidantes no organismo afastando os radicais livres.

Outra função importante, é o fortalecimento no sistema imunológico, prevenindo inclusive, a formação de substâncias cancerígenas no estômago, além de proteger as células prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Para quem não sabe, os Tocoferóis podem prevenir o aparecimento de coágulos no sangue, que são uma das principais causas de ataque cardíaco, assim, como o AVC.

Além disso, pode prevenir doenças degenerativas nos olhos como o crescimento de cataratas, e a DMPI, degeneração da mácula por idade, doenças que acometem os idosos.

Problemas com excesso do óleo de milho


A ingestão excessiva de ômega-6 pode aumentar os riscos para a saúde, como o desenvolvimento de câncer de mama em mulheres durante a menopausa, e para os homens câncer de próstata, inclusive pode acentuar a depressão. Portanto, convêm não abusar!

      edit

0 comentários:

Postar um comentário